Sobre morar no interior da Irlanda ou na Capital: a experiência de quem viveu ambas as opções!

Pensando em vir morar na pequena grande nação chamada Irlanda e ainda tem dúvidas sobre qual cidade amarrar seu bode? Bueno, vamos lá…

Eu, Mateus, já morei em Dublin e depois em Bray, uma cidadezinha à 50 minutos da capital, na beira do mar e no início das montanhas de Wicklow! Ambas experiências foram bonitas, embora uma delas tenha me encantado com força… Falarei sobre isso logo mais!

Neste post explicarei, a partir da minha experiência, o legal de morar em ambos os lugares e a partir disso você poderá tirar conclusões. Espero que isso lhe ajude a escolher O lugar para chamar de casa!

Obs: digo “tire suas conclusões” pois é muito pessoal a escolha de cidade.

 

O que você vai ver no conteúdo:

  1. Sobre a experiência de morar em Dublin e em Bray;
  2. Onde é mais fácil encontrar emprego: Em Dublin ou no interior?;
  3. Custo de vida no Interior da Irlanda e na Capital;
  4. Conclusão de onde é melhor morar (spoiler: depende de você);
  5. Um resumão em tópicos do conteúdo;
  6. Convite para falar sobre intercâmbio com a galera da Popinschool;

 

Sobre a experiência de morar em Dublin

dublin-post-interior-da-irlanda

A primeira cidade em solo europeu na qual estive foi Dublin e como primeira impressão de Europa, fiquei bastante satisfeito. O romantismo do Rio Liffey cortando a cidade, a grandiosidade do Phoenix Park (maior parque urbano da Europa) e as casas que só se diferem pela coloração das portas fizeram com que a minha nostalgia fosse lá em cima com a capital.

Porém isso não durou muito! (tã, tã, tã, tããã)

O primeiro desagrado em Dublin: Dividir quarto! :(

Não que dividir quarto tenha sido de todo mal, nos primeiros meses foi até bastante agradável. Morei em uma casa em Dublin 11, com outros 7 brasileiros e dividia quarto com 2. Uma galera gente boa, de diferentes partes do Brasil e com sonhos e ideais distantes uns dos outros.

Num primeiro momento, pelo fato de eu recém ter chegado no país, morar com brasileiros foi muito importante para me sentir em casa. O contra disso, obviamente, é o fato de você não praticar o inglês.

Em poucas palavras como foi a experiência de morar em Dublin:

Foi bonito, mas me cansou. Senti que eu estava entrando em uma onda de apenas trabalhar e estudar cansado, fazendo com que eu não tivesse um real contato com a cultura Irlandesa e com o inglês. Me senti estagnado e por isso procurei a mudança: morar mais no interior do país!

E aí começa o meu encanto por Bray! :)

 

Sobre a experiência de morar no Interior da Irlanda: Bray

imagem-sobre-morar-no-interior-da-irlanda-experiencia-mateus-frena

Que cidadezinha que ganhou meu coração! Bray me encantou, abriu o meu olhar e me deu fôlego para recomeçar meu intercâmbio… Uma cidade pequena, à 50 minutos de Dublin (de trem), com montanha, mar e uma charmosa arquitetura. Eis o lugar que me ganhou e fez eu gostar de morar no Interior da Irlanda:

 

Onde morei em Bray

A minha busca por acomodação em Bray levou pouco mais de 20 dias… O fato dela ser menor, na minha experiência, tornou mais fácil a busca!

Eu fiz uma publicação falando estar procurando vaga no grupo do Facebook Bray Open Forum, que é onde estão todos os moradores da cidade, na sua maioria nativos. É um grupo bastante ativo, onde as pessoas conversam desde coisas que estão incomodando na cidade, até anúncios de venda.

Algo que achei incrível na cidade é o senso de COMUNIDADE, algo típico de pequenos vilarejos…

Feito a publicação, algumas pessoas entraram em contato comigo e eu acabei fechando com Brenda: uma mulher Irlandesa, gente finíssima e muito acolhedora!

Na casa, morou apenas eu, Brenda e minha namorada!

Brenda nos colocou em contato com a cultura local e foi maravilhoso partilhar nossas vidas com ela, aprendemos muito e vivemos as melhores experiências do intercâmbio por intermédio disto.

 

Onde é mais fácil encontrar emprego? No Interior da Irlanda ou na capital?

Na minha experiência é possível encontrar em ambas as opções! A Irlanda é um país com alta demanda de trabalho, e por isso você encontrará vagas em praticamente todo lugar. Dependendo muito do seu empenho, inglês, experiências, etc…

No interior é possível que tenham menos opções de emprego, mas a procura também é menor. Por isso no fim fica ‘elas por elas’. :)

Alguns sites que você pode procurar vagas de emprego na Irlanda:

  • indeed.ie

  • monster.ie

  • Irishjobs.ie

  • Jobs.ie

Como dica deixo alguns sites nos quais você pode pesquisar por vagas… Faça uma busca nas diferentes cidades que você gostaria de morar e veja como estão os mercados de trabalho.

 

Sobre o custo de vida no Interior da Irlanda e em Dublin

Pensar o custo de vida na Irlanda está totalmente ligado ao quanto você paga de aluguel: fato! E, pela minha experiência, é um pouco mais barato sim viver em outros lugares da Irlanda que não em Dublin!

Além disso, morando no interior, acaba que você economiza e muito com transporte, já que em pequenas cidades os deslocamentos são menores.

Para você entender um pouco mais a diferença de valor entre as cidades da Irlanda, acessa um dos sites abaixo e veja a diferença nos valores de aluguel em cada cidade do seu interesse:

  • daft.ie

  • rent.ie

E a monotonia de morar no Interior da Irlanda?

Bueno, se você gosta muito de festas e lugares que nunca param, sim, pode ser um pouco monótono. Mas sempre há o que fazer nas cidades pequenas.

Na cidade de Galway, por exemplo, existe um grande movimento cultural que acontece na cidade e existem lugares muito legais para você visitar. Além disso, com o trem você pode atravessar o país em menos de 3 horas.

Além disso, talvez a experiência de morar numa cidade pequena seja algo incrível de se passar. Ficar recluso em uma cidade pode lhe fazer ter amizades mais próximas com pessoas locais, o que lhe ajudará muito no aprendizado do inglês! :)

 

Mas afinal, onde é melhor morar na Irlanda?

duvida-post-interior-da-irlanda

Como eu disse em todo o texto, isto são informações baseadas na minha experiência. E para mim, foi muito mais proveitoso e encantador morar numa cidade do interior.

Como dica final para você decidir, eu diria que se escute e veja o que é mais necessário para você neste momento: um lugar mais calmo e acolhedor ou um lugar mais agitado com muitas coisas acontecendo?

Não foque tanto na questão de emprego, pois em todos os lugares será possível arranjar um. O custo de vida é algo importante de se levar em consideração, partindo do suposto que Dublin pode ser um pouco mais caro.

 

Conclusão:

No fim, a grande dica deste post é: escute você mesmo e veja qual lugar faz seu coração ficar mais radiante (hehe).

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma na sua decisão. (Muito embora eu acho que criei mais dúvidas do que respostas :( )

Para tentar simplificar, segue abaixo os tópicos resumindo tudo o que escrevi acima, com alguns pontos relevantes:

 

Resumo do post em tópicos:

  1. Por experiência própria são mais baratos os aluguéis no interior da Irlanda;

  2. É possível conseguir emprego no interior;

  3. No interior você terá um contato maior com a cultura local;

  4. Na cidade grande você terá mais opções de entretenimento;

  5. Vá para a cidade que te encanta mais;

  6. Compare os preços de aluguel nos sites que listei acima;

  7. Compare a quantidade de vagas de emprego nos sites que listei acima;

  8. Be happy;

  9. Vem pra Irlanda, é isso aí!

 

Vamos falar de intercâmbio, do interior, das cervejas ou de viagens?

Aqui na Popin nós gostamos muito de intercâmbios, viagens e o universo de possibilidades que isso nos traz. E por isso gostamos de CONVERSAR sobre isso... 

Então se quiser, comenta aqui embaixo com uma dúvida, manda mensagem no Face, no Insta, no e-mail, onde for!!! Mas fala com a gente... Vamos adorar te escutar e trocar ideias! :)

 

Ah, por obséquio, dá uma olhada na página que preparamos falando um pouco da empresa e sobre como gostamos de trabalhar com intercâmbio:

- Um pouco sobre a Popinschool

 

Gracias por ler até aqui, ma friend! Um abraço e até o próximo conteúdo... :D

banner-popinschool-alunos-falam-bem

Subscribe Our Blog

banner1200x1200Seguro-1

Let Us Know What You Thought about this Post.

Put your Comment Below.