A Irlanda é um dos destinos mais escolhidos para realizar intercâmbio, e uma das razões é por permitir aos intercambistas a opção de “Estudo + Trabalho”, ou seja, durante sua permanência na Irlanda, estudantes com visto válido por 8 meses, estão autorizados a trabalhar até 20 horas semanais.

Se você tem o interesse de vivenciar um pouco mais a cultura local e ainda fazer uma grana, é importante saber mais sobre o que é o PPS, confira!


O que é PPS?

É importante ficar por dentro da documentação exigida para viver na Irlanda durante seu intercâmbio, por exemplo, existe um documento equivalente ao nosso CPF (cadastro de pessoa física) do Brasil, chamado de PPS (Personal Public Service Number). Com este documento você tem acesso aos benefícios de assistência social, informações e serviços públicos, além de ser necessário para se registrar e trabalhar legalmente no país.

woman-looking-at-laptop

Para qualquer aplicação de emprego, é necessário informar o número do PPS. Foto: Pixabay

 

Por que devo tirar meu PPS?

Já falamos sobre a vantagem do visto “Estudo + Trabalho”, que permite você mergulhar ainda mais na cultura Irlandesa. Basicamente você deve solicitar seu PPS caso queira trabalhar na Irlanda durante seu intercâmbio.

O trabalho durante o intercâmbio vai te ajudar a aprimorar seu idioma, e ainda lhe oferecer uma experiência a mais no seu currículo. Acredite, toda experiência durante seu intercâmbio é válida, e vale a pena aceitar o desafio de trabalhar mesmo que em uma tarefa totalmente diferente da que você estava habituado.

Making-a-coffee

O PPS possui uma base de dados de todas as empresas que registram os candidatos na Irlanda. Foto: Pixabay

 

Para que serve o PPS?

De modo geral as pessoas associam o PPS apenas como uma autorização para trabalhar legalmente no país. No entanto o PPS é um número de registro único que só pode ser obtido na Irlanda e permite o acesso por exemplo, aos serviços públicos, registro para obtenção de carteira de motorista e, é claro trabalhar no país.

Como tirar o PPS na Irlanda

Um dos serviços públicos oferecidos, porém pouco conhecido, é o exame de rotina Papanicolau ou Cervical Check. Este exame pode ser feito gratuitamente na irlanda, sendo necessário apenas cumprir alguns requisitos;

  • mulheres entre 25 a 60 anos;
  • e possuir seu PPS.

Para garantir seu exame você precisa fazer um agendamento online, acessando o  CervicalCheck.ie.

Registre-se e preencha todos os campos solicitados. O pŕoximo passo é escolher o local onde você irá fazer seu exame. Em caso de dúvidas acesse o site CervicalCheck.ie e tire todas suas dúvidas.

Vale lembrar que apenas cursos com 25 semanas ou mais, dão direito de trabalhar até 20 horas por semana durante o período letivo, e até 40 horas por semana durante as férias.

Destacamos ainda um lembrete importante, o PPS não é emitido para visto de turista, ou seja, você precisa ter permissão para trabalhar para solicitar o documento.

PPS-Social-Welfare-131941-edited

Um dos locais onde você deve comparecer no dia do seu agendamento munido de seus documentos pessoais. Foto: Google Maps

 

Como tirar o PPS?

É um processo relativamente simples, é necessário fazer um agendamento online pelo mywelfare. No site você define a cidade da Irlanda que você mora, e será exibido o endereço referente ao posto de atendimento.

No dia do seu agendamento chegue no horário previsto com os seguintes documentos em mãos:

  • Passaporte
  • Cartão IRP
  • Comprovante de residência
  • Carta do empregador

O PPS só pode ser solicitado após sua chegada na Irlanda, pois você precisa apresentar-se pessoalmente em um posto de atendimento.

Por fim, porém não menos importante, normalmente o atendimento é tranquilo, um frio na barriga é super normal, mas não permita que o nervosismo te atrapalhe. Caso você não entenda algo que o atendente te falar não hesite em perguntar quantas vezes for necessário. Além disso, se você não estiver muito confiante chame algum amigo para te dar uma força.

Promoção de natal Popinschool

Subscribe Our Blog

banner1200x1200Seguro-1

Let Us Know What You Thought about this Post.

Put your Comment Below.