Tags: Intercambio

Vamos falar um pouco sobre documentos para intercâmbio? Neste artigo, apresentaremos qual documentação é obrigatória em seu planejamento para viajar e evitar que a falta de alguma exigência legal comprometa sua meta.

Documentos necessários para a permanência no exterior

É importante lembrar que os documentos para intercâmbio não são os mesmos para todos os países do mundo. Podem variar dependendo do tipo de programa que seja realizado.

Pesquisar sobre os documentos é uma etapa fundamental para planejar seu projeto de intercâmbio. Por isso, queremos te ajudar com esse post! A seguir, vamos apresentar os documentos básicos, sem os quais não há como viajar e conseguir se estabelecer pelo período do seu intercâmbio:

  • Passaporte

Este é o documento que autoriza você a se deslocar por todos os países. É dispensado em alguns países como, os que fazem parte do Mercosul, nos quais apenas a apresentação da carteira de identidade é exigida.

Nas demais nações, o passaporte é exigência para que seja permitida a entrada em seus territórios. Esse documento tem validade de 10 anos.

  • Visto

Documento exigido para o caso de estudantes ou pessoas que desejam exercer alguma atividade remunerada ou apenas estudar em determinados países.

Possuem prazos de validade específicos. Caso expirem, você passa a ser considerado um imigrante ilegal, sujeito a sanções legais e, até mesmo, à deportação (expulsão do país de volta para a pátria de origem).

  • Seguro saúde

É uma exigência de todos os países. Deve ter cobertura que garanta atendimento em todo o território onde a pessoa permanecerá. Esse documento deve ser providenciado com antecedência.
  • Comprovante de vacinação

Vários países possuem exigências específicas de tipos de vacinas que devem ser atualizadas. Por isso, é importante verificar com seu consultor de intercâmbio se o local onde está indo estudar pede alguma vacinação especial. Pergunte se ocorrem epidemias ou casos de doenças características da região. Dessa maneira, você garante sua proteção.

Como providenciar os documentos para intercâmbio

Caso a viagem seja com o objetivo de estudar fora, alguns documentos para intercâmbio devem ser obtidos junto à instituição de ensino e com a sua agência de intercâmbio.

Já outros documentos – como os citados anteriormente – precisam ser providenciados pelo próprio estudante. Dá uma olhada como você pode solicitar alguns deles:

1. Como tirar passaporte

É necessário fazer a solicitação no site da Polícia Federal, por meio do preenchimento de cadastro de dados pessoais. Em seguida, é emitida a guia para recolhimento da taxa de emissão do documento. Aqui nós temos um passo a passo completo te ensinando como pedir esse documento.

Fique atento com o prazo de validade do seu passaporte. Se a data de expiração for durante o período do seu intercâmbio, é aconselhável que solicite a emissão de um novo antes da viagem, para evitar transtornos e prejuízos.

2. Como tirar visto

Cada país tem suas próprias exigências e datas de validade ao requerer o visto. Os vistos são anexados ou carimbados ao passaporte e permanecem como o comprovante de estada legal no país. Você pode checar nos sites das embaixadas dos países quais documentos são exigidos para solicitar o visto.

3. Como fazer seguro saúde

recorra a uma agência ou seguradora com credibilidade no mercado, que possa atender às suas necessidades e às exigências do país destino. Muitos pacotes de intercâmbio já vem com um seguro saúde incluso. Pergunte ao seu consultor qual tipo de cobertura do seguro saúde o país que deseja embarcar exige.

4. Como atualizar carteirinha de vacinação

Normalmente é exigida a caderneta de vacinação, que pode ser requerida em postos de saúde públicos no Brasil. Alguns países pedem que o intercambista tenha tomado a vacina contra a febre amarela e hepatite. Verifique quais vacinas o país do seu intercâmbio exige que estrangeiros tenham tomado, o ideal é fazer isso com antecedência para evitar dores de cabeça.

A importância dos documentos para intercâmbio

Os documentos para intercâmbio são fundamentais para que se possa viajar de forma tranquila, aproveitando ao máximo sua experiência.

Para isso, é importante que se tenha um checklist para visualizar melhor todas as etapas de obtenção de documentos e não esquecer nenhum detalhe. 

Para que tudo corra dentro do previsto e sem contratempos, é importante contar com a assessoria de uma empresa séria e que possa ser o suporte ideal para sua empreitada.

A Popinschool está habilitada a auxiliar você em seu projeto e ajudar a executá-lo da melhor forma possível. Solicite nosso orçamento para iniciarmos uma parceria duradoura.

intercâmbio - descubra novas experiências pelo mundo

Subscribe Our Blog

banner1200x1200Seguro-1

Let Us Know What You Thought about this Post.

Put your Comment Below.