As eleições 2018 estão aí e mesmo morando fora do Brasil o voto continua sendo obrigatório. Ou seja, se você pretende votar ou justificar nesta eleição, é necessário informar-se e ficar por dentro dos prazos, dia de votação, entre outros.

 

Data das Eleições 2018

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 7 de outubro de 2018.

O segundo turno, caso seja necessário, será realizado no dia 28 de outubro de 2018.


Transferência do título de eleitor

O prazo para transferência de título de eleitor para a Irlanda encerrou em 9 de maio de 2018.


Como votar na Irlanda?

É necessário estar com o título transferido para a Irlanda e apresentar documento brasileiro de identificação com foto.

Os horários para votação serão informados através da Embaixada do Brasil em Dublin.

 

Como fazer a justificava na Irlanda?

O eleitor com domicílio eleitoral no Brasil que não votar nas eleições 2018 é obrigado a justificar a ausência em um prazo de 60 dias após cada turno da eleição ou em até 30 dias após o retorno ao Brasil. Não é possível justificar o voto no exterior no dia da votação. Os eleitores com domicílio eleitoral no exterior (zona ZE/ZZ) não precisam justificar a ausência do voto nas eleições 2018.

 

Eleitores inscritos no Brasil

Devem enviar via Correios para o cartório eleitoral em que estiver inscrito os seguintes documentos:

Os comprovantes que justifiquem a ausência do voto devem provar que o eleitor está no exterior no dia da votação e podem ser: o bilhete de passagem, carimbo de entrada ou saída em outro país, matrícula em alguma instituição de ensino no exterior ou contrato de trabalho.

Cada turno equivale a uma eleição e caso haja segundo turno, será necessário enviar duas justificativas separadas, uma para cada dia de votação.

Os endereços dos cartórios eleitorais estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral em "Consulta a zonas eleitorais". Ao entrar na página, basta clicar no estado do seu domicílio eleitoral e encontrar a sua zona eleitoral.

 

Justificativa pela internet

Apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Ceará, Distrito Federal, Paraná, Roraima e Rio Grande do Sul podem justificar pela internet através do Sistema Justifica.

 

Eleitores inscritos no exterior

Como em 2018 teremos eleições presidenciais os eleitores inscritos no exterior podem votar ou justificar a ausência, pois são obrigados a votar ou justificar apenas na eleição para presidente e vice-presidente da República.

 

Como justificar após o prazo?

Eleitores que moram no Brasil

Quem não conseguir justificar no prazo de 60 dias após a eleição ou em até 30 dias após o retorno ao Brasil ficará em débito com a Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação o eleitor deve se apresentar em qualquer cartório eleitoral no Brasil e quitar a multa no valor de R$ 3,51.

 

Eleitores com residência no exterior

Quem tiver residência no exterior, com domicílio eleitoral no exterior (zona ZE/ZZ) ou no Brasil, e perder o prazo dos 60 dias após o pleito também ficará em débito com a Justiça Eleitoral, mas por morar no exterior fica impossibilitado de pagar a multa.

Para ficar com a situação regular o eleitor deve preencher corretamente de forma legível o pedido de dispensa de recolhimento de multas eleitorais e entregar em qualquer repartição diplomática ou enviar pelos Correios ao Juiz Eleitoral do Exterior no endereço 1ª ZE/ZZ  SHIS Qi 13 lote i - Lago Sul, Brasília- DF, Brasil. O pedido será avaliado pelo Juiz Eleitoral e pode ser deferido ou não.

A justificativa pode ser feita quantas vezes o eleitor precisar, tanto no Brasil quanto no exterior. Mas os eleitores que não comparecerem à revisão do eleitorado ou ao recadastramento biométrico poderão ter o título de eleitor cancelado.

intercâmbio - descubra novas experiências pelo mundo

Subscribe Our Blog

banner1200x1200Seguro-1

Let Us Know What You Thought about this Post.

Put your Comment Below.