Tags: Intercambio

Quando decidimos fazer um intercâmbio, muitas dúvidas vem à cabeça. Será que vou conseguir viver em outro país? Como vai ser ficar esse tempo longe de família e amigos? Será que vou me adaptar à nova rotina?... Essas são só algumas das incertezas que surgem ao começar a planejar seus estudos no exterior.

Sem falar que pode aparecer a insegurança pela parte financeira também. Aquele medo de não correr tudo conforme o previsto é super comum de surgir, pois não sabemos exatamente quanto dinheiro vai precisar para investir nesse sonho.

Para evitar sustos ou surpresas indesejadas, é importante pesquisar bastante antes de fechar algo, sempre se baseando em avaliações e opiniões de fontes confiáveis.

A Popinschool separou algumas dicas para ajudar no seu planejamento de forma tranquila, indo de encontro com suas expectativas.

Escolha o destino certo

Já deu uma olhada se o país onde quer fazer intercâmbio combina com seu estilo de vida? Por exemplo, se você gosta de lugares mais calmos e sem muita agitação, talvez grandes capitais e metrópoles não sejam interessantes para ti. Já se você tem um estilo mais esportivo, pesquise se o país oferece as atividades e esportes que lhe agradem.

Também leve em consideração a gastronomia e o clima do local que está querendo estudar. Alguns lugares têm condições climáticas bem diferentes do que estamos acostumados e não seria legal ser pego de surpresa por um frio excessivo ou por um calor extremo, não é mesmo?

Da mesma forma, é importante avaliar o estilo de vida e a cultura da região onde pretende morar, além de eventuais restrições ao tipo de projeto que você busca – por exemplo, questões religiosas e políticas.

Tenha em mente quais são as suas expectativas para escolher o melhor destino.

Defina o curso e instituição de ensino

Assim como é importante definir o destino, para fazer intercâmbio com o melhor aproveitamento dos estudos é indispensável acertar na escolha do curso e escola onde vai realizar seus estudos.

Seu intercâmbio vai ser para aprimorar um idioma ou para complementar seus estudos? Quem sabe está indo morar fora para ter experiências numa cultura diferente da sua? Ou quer aproveitar a chance para estudar E TRABALHAR em um outro país?

Há diversos tipos de cursos para escolher quando se trata de estudar fora. Você pode optar entre aulas de especialização, aprendizados e desenvolvimento de um idioma, faculdades e muitas outras modalidades de estudos.

Ter suas metas estabelecidas evita frustrações durante a realização do seu projeto.

Escolha uma empresa experiente no mercado de intercâmbio para te apresentar as opções seguras e que mais combine com seu perfil.

Verifique o nível do idioma exigido para o tipo de intercâmbio que deseja

Dependendo do objetivo de seu intercâmbio, pode ocorrer a necessidade de maior – ou menor – domínio de uma língua estrangeira.

Alguns cursos exigem um nível mais avançado de inglês ou espanhol, por exemplo. Se informe com o seu consultor de intercâmbio qual é o level que precisará antes de iniciar suas aulas.

Planeje-se financeiramente

Agora que já tem o destino e a instituição em mente, é hora de avaliar o investimento que vai precisar para fazer um intercâmbio com tranquilidade e realizar seu sonho. Ter um bom planejamento financeiro faz total diferença para fazer um intercâmbio de sucesso. Muitas vezes será preciso investir em alguns itens essenciais, como:

  • Inscrição na instituição de ensino;
  • Retirada de documentos e/ou vistos necessários para a viagem;
  • Passagens aéreas.

É bom sempre ter uma reserva financeira para gastos como transportes, hospedagem e alguns eventuais imprevistos. Claro que guardar uma graninha para lazer também é fundamental.

Faça um controle de seus gastos antes e durante a sua viagem. Existem inúmeras planilhas gratuitas no Google e vários aplicativos para smartphone que podem ajudar no seu planejamento financeiro.

Providencie sua documentação

Um fator que não deve ser desconsiderado, nem tampouco postergado, é o de providenciar a documentação e autorizações necessárias que possibilitarão fazer intercâmbio com mais tranquilidade.

Algumas ações devem ser feitas para colocar em prática seu projeto de intercâmbio:

  • Providenciar seu passaporte;
  • Informar-se sobre critérios e prazos de vistos;
  • Exigências de vacinas;
  • Seguro viagem;
  • Papéis de saúde;
  • Taxas que deverão ser quitadas,

Seu consultor de intercâmbio com certeza vai saber te auxiliar nessas questões.

Conte com uma agência de intercâmbio

Contratar uma agência conceituada e devidamente legalizada é essencial para fazer um intercâmbio com qualidade e garantir boas experiências e aprendizado de vida.

Existem uma grande variedade de empresas que oferecem pacotes de estudos no exterior. Opte por aquelas que possuem conhecimento e consulte opiniões de pessoas que já realizaram intercâmbio com a agência que está escolhendo.

A Popinschool conta com a experiência de mercado necessária e profissionais capacitados a oferecer as melhores soluções para assessorar você em todo esse processo de planejamento, além de possuir uma rede de contatos excelente para os destinos mais procurados por quem deseja realizar um intercâmbio de qualidade e com segurança. Solicite um contato de nossos profissionais que poderão esclarecer suas dúvidas e auxiliar na realização de seus objetivos.

intercâmbio - descubra novas experiências pelo mundo

Subscribe Our Blog

banner1200x1200Seguro-1

Let Us Know What You Thought about this Post.

Put your Comment Below.