Tags: Intercambio

As pessoas procuram um intercâmbio com diversos objetivos, seja para estudar, conhecer novas culturas, crescimento profissional e salarial e aprimoramento do idioma.

Para que todos e cada um desses objetivos possam ser atendidos plenamente, é importante conhecer como funciona a fundo um intercâmbio. Da mesma forma, é preciso entender quais são os cuidados necessários para contratar adequadamente um programa, assim evitando preocupações e/ou frustrações.

Neste post, vamos explicar o andamento de um intercâmbio e dar dicas para ajudar você a tomar uma decisão. Vamos indicar como buscar a melhor empresa que dará suporte ao seu projeto de ter experiências internacionais.

Como funciona um projeto de intercâmbio

Para deixar bem claro o que é um intercâmbio, é importante saber que essa decisão deve ser focada como um projeto de vida e não apenas como uma viagem turística.

Por isso, se trata de uma contribuição significativa na formação pessoal e profissional de quem investe nessa iniciativa.

O intercâmbio é uma grande experiência de troca de informações educacionais, culturais, profissionais e/ou pessoais. Para melhor aproveitar tudo isso, é importante contratar um bom agente que faça a intermediação de seus objetivos com as ofertas que mais se encaixam no interesse particular.

Dessa maneira, é essencial que se defina um objetivo específico para que possa ser otimizada a busca por oportunidades mais adequadas.

O planejamento de intercâmbio deve incluir todo o processo de autorização para a viagem, passagens, hospedagem, contratação de cursos, apoio legal e pessoal e acompanhamento sobre o programa de estudo, entre outras coisas.

Por que devo fazer um projeto desse tipo?

Além de tudo que já falamos, para que o intercâmbio possa ter sucesso, é importante que a pessoa conte sempre com uma empresa que garanta a intermediação e apoio para a realização do seu objetivo, contemplando desde a documentação até a logística necessária.

Ter uma experiência internacional permite ampliar conhecimentos e fazer a diferença em relação àquelas pessoas que se mantêm construindo carreiras sem ter experiências em outros países.

Através de uma viagem de intercâmbio, é possível vivenciar outras culturas, ampliar o desenvolvimento profissional e intelectual, bem como conquistar visão pessoal mais ampla do mundo. Dessa forma, adquire-se um crescimento bastante importante em diversos níveis, num mundo que é cada vez mais globalizado.

Cuidados com questões legais e de logística

O intercâmbio exige alguns cuidados, comuns a viagens ao exterior, como:

  • Ter um passaporte;
  • Obter vistos;
  • Traslados;
  • Seguros viagem;
  • Seguros de saúde;
  • Reserva financeira.

Além disso, envolve ainda algumas outras questões: 

  • Estabelecer acordo para fechar as melhores condições com instituições de ensino;
  • Reservar locais que vão receber o intercambista;
  • Garantir apoio legal e jurídico, para segurança ao contratante, ao longo de todo o processo.

Para que ocorra sucesso de todos esses pontos, contar com uma empresa experiente em projetos de intercâmbio é fundamental.

Planejamento pessoal e financeiro para um intercâmbio

Planejar um intercâmbio envolve dois aspectos fundamentais: o financeiro e, é claro, o pessoal. É primordial levar esses pontos em consideração, como veremos a seguir:

  • Aspecto Financeiro

É importante avaliar o custo do projeto, pesquisar sobre condições de pagamento e fazer uma poupança para gastos extraordinários antes, durante e após o intercâmbio.

Além disso, para aquelas pessoas que possuem um trabalho fixo no país de origem ou estão em período escolar, é importante avaliar como lidar com esses compromissos para fazer um intercâmbio, se será possível solicitar liberação por um período de tempo ou a suspensão de tais atividades.

Nesse caso, é importante avaliar o desligamento do trabalho que está atualmente ou se tem uma alternativa a essa situação – como home office.

  • Aspecto Pessoal

Deve ser considerado o quanto está disposto a deixar sua rotina de convivência com a família, amigos e contatos, para se dedicar a um projeto de crescimento e ampliação de perspectivas que certamente auxiliarão na construção de seu futuro.

Na maioria das vezes, a decisão que se deve tomar envolve sair de nossa zona de conforto e apostar, com mais certeza, de que outros horizontes estão se abrindo para alcançar o crescimento e/ou novos conhecimentos.

Então vale a pena fazer um intercâmbio?

Realizar um intercâmbio é uma realidade para pessoas com determinação a alcançar um novo patamar em suas trajetórias pessoais. Nesse contexto, a Popinschool está pronta para oferecer a melhor assessoria do mercado e poder contribuir para que seu projeto seja coroado de sucesso e grandes experiências.

Gostou desse conteúdo? Então deixe aqui seu comentário. E lembre-se, estamos sempre à disposição para ajudar você a concretizar o sonho do intercâmbio! ;D

Promoção de natal Popinschool

Subscribe Our Blog

banner1200x1200Seguro-1

Let Us Know What You Thought about this Post.

Put your Comment Below.